Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Web TV ao Vivo

NATIVACAST

TRETAS

NATIVA TV HIT

BOLETIM NTV

Rio Negro e outros rios da Amazônia seguem em cheia, com níveis elevados em abril de 2025

Chuvas intensas e elevações diárias marcam o início do período de enchente na região amazônica. O Rio Negro, em Manaus, supera níveis do ano passado e segue em crescente, com alertas de inundações.

Rio Negro e outros rios da Amazônia seguem em cheia, com níveis elevados em abril de 2025
Rio Negro e outros rios da Amazônia seguem em cheia, com níveis elevados em abril de 2025 (Foto: Reprodução)

Os rios da Amazônia seguem com níveis elevados neste mês de abril, com destaque para o Rio Negro em Manaus, que ultrapassou a cota do ano passado, e o Rio Madeira, que apresenta estabilização após meses de subida. O Serviço Geológico do Brasil (SGB) monitora as condições, e alertas sobre inundações são emitidos para algumas cidades da região.


Rio Negro: cheia continua e níveis superam o ano anterior

Em 23 de abril de 2025, o Rio Negro em Manaus marcou 27,17 metros, um aumento diário de cerca de 6 cm. Esse nível representa uma elevação significativa em relação ao ano passado, quando o rio estava com 24,96 metros, uma diferença de 2,32 metros. Apesar das elevações, os níveis ainda são considerados dentro da normalidade para o período de cheia.

O SGB projeta que o Rio Negro possa atingir até 28,68 metros, com variações que podem alcançar 29 metros nos próximos dias, o que geraria impactos nas áreas ribeirinhas e nos bairros urbanos da capital amazonense. A população e autoridades devem permanecer atentas aos boletins diários de monitoramento.


Rio Solimões e Rio Madeira: elevações e estabilidade

O Rio Solimões também registra elevações em diversas localidades. Em Tabatinga, o nível subiu 1 cm, alcançando 12,36 metros, enquanto em Tefé, o aumento foi de 4 cm, atingindo 18,18 metros, o que representa uma elevação de mais de 6 metros em relação ao mesmo período de 2024.

Já o Rio Madeira, em Porto Velho, apresenta uma estabilidade após meses de elevação. Com a marca de 16,73 metros, o rio segue em descida, mas os níveis ainda são considerados elevados, com riscos de alagamentos nas áreas ribeirinhas e na capital de Rondônia.


Recomendações para a população

Com as chuvas e a elevação dos níveis, o SGB emitiu alertas para possíveis inundações em Manaus e outras cidades da região, recomendando que a população ribeirinha e as autoridades locais se preparem para os impactos das cheias. O monitoramento hidrológico segue rigoroso, com acompanhamento constante dos níveis e a emissão de novos alertas caso os rios continuem a subir.

A população pode consultar os boletins diários do SGB e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para obter informações atualizadas sobre o comportamento dos rios e medidas preventivas. A orientação é para que as famílias adotem precauções e estejam preparadas para situações de emergência.

Comentários (0)