Manaus realiza 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
Evento debate equidade, participação social e fortalecimento de políticas públicas

O Conselho Municipal do Idoso (CMI), com apoio da Prefeitura de Manaus e da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), iniciou nesta segunda-feira (28) a programação da 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi). Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento reuniu mais de 500 participantes no centro de convenções do Manaus Plaza Shopping, na zona Centro-Sul da capital.
A conferência tem como objetivo estimular a reflexão, a discussão e a avaliação das políticas públicas voltadas à população idosa. No primeiro dia de atividades, representantes do poder público, especialistas, estudantes e membros da sociedade civil se reuniram para debater estratégias que garantam cidadania, inclusão e dignidade para os idosos.
Envelhecimento acelerado na região Norte
O presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI), Raphael Castelo Branco, destacou o crescimento da população idosa em Manaus, que aumentou dez vezes nos últimos 40 anos. Segundo ele, o envelhecimento da população brasileira ocorre rapidamente, mas na região Norte o ritmo é ainda mais acelerado.
“Manaus possui centenas de pessoas centenárias, como é o caso da dona Catarina, residente de uma instituição mantida pela prefeitura. Por isso, esta conferência é fundamental para construirmos uma sociedade mais justa, fraterna e democrática, garantindo qualidade de vida a todas as idades”, afirmou Castelo Branco.
Ampliação dos direitos da pessoa idosa
A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Clélia Ferreira, reforçou a necessidade de políticas públicas mais eficazes para a população idosa.
“É urgente garantir serviços de saúde de qualidade, uma vida digna e segura, além da oportunidade de participação social. Esta conferência é essencial para que possamos avaliar e aprimorar essas ações”, explicou Clélia.
Presença de órgãos e especialistas
O evento contou com a participação de representantes da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (Decci), Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati), Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e do Conselho Estadual do Idoso do Amazonas (CEI-AM).
Continuação da programação
A 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa segue nesta terça-feira (29) com debates distribuídos em cinco eixos temáticos, abordando financiamento de políticas públicas, saúde e cuidado integral, enfrentamento à violência, fortalecimento dos conselhos de direitos e ampliação da participação social dos idosos.
O evento reafirma o compromisso da gestão municipal em oferecer espaços democráticos e inclusivos para garantir qualidade de vida e respeito à população idosa.
Comentários (0)