Manaus já tem mais casos de Mpox em 2025 do que em todo o ano passado
No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda a imunização de grupos prioritários, como pessoas com HIV/AIDS e profissionais de saúde que lidam diretamente com o vírus

Nos quatro primeiros meses de 2025, Manaus já confirmou 30 casos de Mpox, a antiga varíola dos macacos. O número é três vezes maior que o registrado em todo o ano de 2023, quando foram apenas 10 confirmações. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, divulgados na última semana.
A maioria dos infectados é do gênero masculino e está na faixa dos 30 a 39 anos. Não houve mortes até o momento.
Os principais sintomas relatados pelos pacientes foram febre, dor muscular, fraqueza, além de lesões na pele, mucosa e região genital.
Segundo o levantamento, nenhum outro município do estado registrou casos neste início de ano. E em janeiro houve o pico de notificações, com 13 confirmações.
De acordo com a FVS, entre 2022 e 2024, foram mais de mil notificações da doença no estado, com 436 casos confirmados, sendo 95% deles em homens.
A Mpox é uma doença viral transmitida principalmente por contato direto com fluidos corporais ou lesões de infectados. Ainda não há tratamento específico, mas em setembro do ano passado a OMS aprovou uma vacina que pode ser usada em situações de surto.
No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda a imunização de grupos prioritários, como pessoas com HIV/AIDS e profissionais de saúde que lidam diretamente com o vírus.
Comentários (0)