Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Web TV ao Vivo

NATIVACAST

TRETAS

NATIVA TV HIT

BOLETIM NTV

Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte abre inscrições para sétima edição em Manaus

Festival competitivo de curtas-metragens acontece em setembro e aceita inscrições gratuitas até 6 de junho

Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte abre inscrições para sétima edição em Manaus
Foto: Laryssa Gaynett

O Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte está com inscrições abertas para sua sétima edição, que acontece em Manaus no mês de setembro. O evento é organizado pela Artrupe Produções, com apoio do Cine Set e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Os realizadores interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 6 de junho, por meio do site oficial do festival (festivalolhardonorte.com) e do perfil @olhardonorte no Instagram.


Mostras Competitivas

O festival é voltado para curtas-metragens de até 25 minutos, de qualquer gênero e temática, produzidos a partir de 1º de janeiro de 2024. As mostras competitivas incluem:


Mostra Amazônia: Para filmes de diretores da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

Mostra Outros Nortes: Com produções e diretores dos demais estados brasileiros.

Olhar Panorâmico: Mostra não competitiva para filmes da Amazônia Legal.


Além disso, o festival terá a Mostra Olhinho, voltada para filmes infantojuvenis de todo o Brasil, e exibições especiais de filmes convidados pela curadoria.


Inscrições e seleção

Para se inscrever, os participantes devem preencher um formulário on-line no site e enviar o link para o filme (Vimeo, YouTube ou Google Drive). Não são aceitos outros tipos de links, como WeTransfer ou Dropbox.

A organização também permite a inscrição de filmes em versão work-in-progress (ainda em finalização), e cada realizador pode enviar quantos filmes desejar. A lista dos filmes selecionados será divulgada nas redes sociais do evento e no site oficial.


Premiação

Os filmes selecionados para a Mostra Amazônia concorrem a prêmios nas categorias:


Melhor Filme

Melhor Filme Voto Popular

Prêmio Especial do Júri

Melhor Direção

Melhor Roteiro

Melhor Direção de Fotografia

Melhor Montagem

Melhor Direção de Arte

Melhor Som

Melhor Figurino

Melhor Maquiagem

Melhor Atuação (2 prêmios)


O júri será composto por profissionais da área, enquanto o Júri Jovem terá estudantes do curso de Produção Audiovisual da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e membros do Cinevídeo Tarumã da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Na Mostra Outros Nortes, os filmes disputam os prêmios de Melhor Filme, Melhor Filme Voto Popular e até duas menções honrosas, escolhidas por críticos do site Cine Set.

Já no Olhar Panorâmico, os prêmios são para Melhor Filme, Melhor Filme Voto Popular e duas menções honrosas, com júri formado por integrantes do Cine Set.


Interação e formação

Durante uma semana, o Olhar do Norte promove, além das exibições, uma programação de atividades formativas, incluindo oficinas, debates, mesas-redondas e palestras com profissionais do audiovisual.

“O festival tem a proposta de dar visibilidade à produção audiovisual da Amazônia, além de trazer para Manaus produções de destaque de todas as regiões do Brasil, para aliar a exibição de filmes ao diálogo sobre cinema”, destacou Diego Bauer, curador do Olhar do Norte e integrante da Artrupe Produções.

Comentários (0)