Comércio no Centro de Manaus fecha mais cedo após apagão provocado por incêndio em subestação
Curto-circuito pode ter causado chamas na Subestação Aparecida; prejuízo afeta comerciantes e funcionários

O comércio no Centro de Manaus fechou mais cedo nesta terça-feira (13) após um apagão provocado por um incêndio na Subestação Aparecida (Sead), localizada no bairro Aparecida. O fogo começou no fim da manhã, na rua Wilkens de Matos, e vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o local tomado pelas chamas e por faíscas, possivelmente causadas por um curto-circuito.
O Corpo de Bombeiros foi acionado rapidamente e conseguiu controlar as chamas em poucos minutos. Apesar dos danos materiais, não houve registro de feridos. A concessionária Amazonas Energia enviou equipes para o local, mas ainda não há previsão para o restabelecimento completo do serviço.
Com o apagão, o fornecimento de energia foi interrompido no bairro Aparecida e em parte do Centro, afetando residências, semáforos e, principalmente, o comércio. Muitas lojas que costumam encerrar o expediente às 18h fecharam por volta das 16h.
O gerente de loja Cleberson Nascimento relatou o impacto da falta de energia no movimento e nas vendas. "É bem grande o prejuízo. Também a questão de funcionários, de comissão. Estamos sem energia, no calor, dependendo do sistema e sem internet. Então, fica bem ruim. O movimento cai muito. Vamos fechar bem mais cedo. Isso acaba tendo um prejuízo também nas vendas, até mesmo para os funcionários pelas comissões. Vai ser um dia que, no próximo, vamos ter que correr mais ainda", lamentou.
A Amazonas Energia afirmou que as equipes de manutenção trabalham para normalizar o sistema o mais rápido possível. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas.
Comentários (0)