Manaus amplia rede de monitoramento climático com nova estação meteorológica no Distrito Industrial 2
Prefeitura aposta em tecnologia para antecipar riscos climáticos e proteger a população

A Prefeitura de Manaus deu mais um passo na estratégia de prevenção a desastres naturais com a inauguração da segunda Estação Meteorológica da cidade, instalada na sede do Distrito de Micro e Pequenas Empresas (Dimicro), no Distrito Industrial 2, zona Leste. A cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (14) e contou com a presença do prefeito David Almeida e de secretários municipais.
Essa é a segunda de um total de nove estações meteorológicas que serão instaladas até junho, formando uma rede moderna de coleta e análise de dados climáticos. O sistema permitirá que a prefeitura antecipe eventos extremos, como chuvas intensas e enchentes, orientando políticas de proteção à população.
“Não temos como controlar o clima, mas a tecnologia nos permite monitorar e nos antecipar a riscos”, destacou o prefeito David Almeida. O prefeito ressaltou que o novo sistema é parte de um “cinturão de proteção” para Manaus, garantindo maior integração entre secretarias e uso intensivo de dados em tempo real.
As informações geradas serão utilizadas por órgãos como a Defesa Civil, Semulsp (Secretaria Municipal de Limpeza Urbana) e outras áreas da gestão municipal, proporcionando agilidade na resposta a emergências.
Os dados serão integrados à plataforma da Semef (Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação) e disponibilizados em tempo real à imprensa e à população, garantindo transparência e acesso direto às informações.
Com a expansão da rede, Manaus passará a operar nove estações próprias, somando-se às três já existentes, administradas por órgãos federais, como o Cemaden e o Inpe.
O prefeito também destacou que o monitoramento climático faz parte de um conjunto de ações estratégicas da gestão municipal, que incluem o Plano Municipal de Mudanças Climáticas e outros projetos voltados à sustentabilidade. A cidade pretende apresentar esses avanços na COP-30, que será realizada em Belém, em novembro.
A próxima estação será inaugurada no Parque do Mindu, na zona Centro-Sul, no dia 20 de maio.
Comentários (0)