BR-319 continua interditada nesta quarta-feira após pane em balsa e reparo em aterro
Interdição na rodovia bloqueia acesso entre Careiro e Manaus; travessias provisórias foram destruídas pelas cheias e não há previsão de liberação. Cabo...

Interdição na rodovia bloqueia acesso entre Careiro e Manaus; travessias provisórias foram destruídas pelas cheias e não há previsão de liberação. Cabo de balsa rompe e volta a impedir passagem de veículos pela rodovia BR-319 A BR-319 continua totalmente interditada nos quilômetros 23 e 25, no Amazonas, nesta quarta-feira (4), após o desabamento de um aterro e uma pane em um rebocador. As travessias sobre os rios Curuçá e Autaz-Mirim funcionavam com estruturas provisórias desde 2022, que foram danificadas pelas cheias. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não há previsão para liberação da rodovia. 📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp A BR-319 é a única ligação terrestre entre Manaus e o estado de Rondônia, conectando o Amazonas ao restante do país. A interdição na rodovia, que já dura desde a madrugada de domingo, bloqueia o tráfego entre Careiro e a capital amazonense. Para motoristas, a única rota alternativa para chegar a Manaus é retornar ao km 68, seguir pelo ramal São José até Iranduba e continuar pela AM-352, um trajeto que leva cerca de 2 horas a mais que o caminho bloqueado. Pedestres estão recorrendo a travessia em pequenos botes durante interdição. A primeira interdição fica no quilômetro 23 da rodovia, no ponto da travessia sobre o rio Curuçá. A estrutura provisória foi arrastada pela força da correnteza, agravada pela cheia do rio. A área está sinalizada com barreiras da PRF, e britas enviadas de Manaus devem chegar ainda nesta terça-feira para ajudar na manutenção do local. Segundo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no Curuçá, também está em andamento uma operação de reforço com rachão nos acessos da ponte. A intervenção deve ocorrer ao longo da semana e contempla os dois lados da estrutura, com foco na recuperação total do tráfego, inclusive para veículos pesados. De acordo com o DNIT, o incidente foi causado por um caminhão de carga pesada que forçou a entrada na balsa, rompendo o cabo. O veículo já foi retirado do local, e as equipes trabalham no reposicionamento da embarcação. Por volta das 19h de terça-feira (3), a PRF informou que a segunda interdição, no trecho no quilômetro 25, permanecia totalmente bloqueada devido a uma pane no rebocador que movimenta a balsa na travessia do rio Autaz-Mirim. Equipes devem tentar reposicionar a balsa nesta quarta-feira com o apoio de um rebocador mais potente, mas sem previsão de horário para a conclusão do serviço. O DNIT pede a compreensão dos usuários e reforçou que é importante seguir as orientações das equipes no local. Pedestres recorrem a travessia em pequenos botes durante interdição em trechos da BR-319 no Amazonas. Karla Melo/Rede Amazônica LEIA TAMBÉM: Longas filas e calor: desabamento no aterro do Rio Curuçá deixa motoristas presos na BR-319 Aterro volta a ceder e trecho da BR-319 sobre o Rio Curuçá é novamente interditado Desabamentos A queda da ponte sobre o Rio Curaçá aconteceu no dia 28 de setembro de 2022 e resultou na morte de cinco pessoa, além de deixar mais de 10 feridos. Carros foram arremessados sobre o rio e uma ponte provisória foi montada no local para não interromper o fluxo da rodovia. Dez dias depois, outra ponte caiu no km 25 da mesma rodovia. Em maio deste ano, o Dnit informou que a nova ponte sobre o Rio Curuçá deve ser entregue até setembro. A estrutura foi ampliada em relação à anterior, com 150 metros de extensão e 13 metros de largura. O superintendente regional do DNIT, Orlando Fanaia, destacou os desafios enfrentados para manter a rodovia em funcionamento. "É um desafio manter a rodovia trafegável. São 400 km de rodovia não pavimentada, em uma região com dificuldade de insumos, sem material de base, a pedra vem de longe. Esses desafios estão sendo enfrentados com muitas ações em andamento", afirmou. As obras da nova ponte sobre o Rio Curuçá foram retomadas em dezembro do ano passado. Além dela, a ponte sobre o Rio Autaz Mirim também está em reconstrução, com entrega prevista para novembro deste ano. Os investimentos nas duas estruturas somam R$ 50 milhões e um terceiro trecho, sobre o rio Igapó-Açu, está atualmente em fase de licitação. Caminhões e carros em longa fila formada na BR-319 após desabamento de aterro interditar trecho da rodovia. William Duarte/Rede Amazônica Aterro sobre Rio Curuçá desaba e BR-319 segue interditada há mais de 40 horas